́ ́ASSOCIAÇÃO ENTRE O MAIOR USO DE REDES SOCIAIS PELOS UNIVERSITÁRIOS E O ISOLAMENTO SOCIAL PROPORCIONADO PELA PANDEMIA DE COVID-19``

Autores

  • Maria Ana Sousa Goncalves
  • Italo Oliveira Moura
  • José Mateus Rocha Marques
  • Michel Girão Rios
  • Bruna Mara Machado Ribeiro

Resumo

Introdução: Em razão do isolamento social proporcionado pela pandemia de COVID-19, as interações por meio das redes sociais ganharam destaque. Assim, houve uma maior aproximação e conexão entre os indivíduos de uma comunidade. Todavia, o uso exacerbado dessas redes pode levar à procrastinação, que culmina numa menor produtividade acadêmica (Azizi, 2019). Objetivo: Investigar o aumento no uso de redes sociais entre os universitários durante a pandemia e os possíveis fatores associados a isso. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada a partir de dados coletados por meio de uma entrevista via Google Meet com 32 universitários, os quais foram questionados sobre suas percepções acerca do aumento do uso de redes sociais durante a pandemia e se acreditavam que a disposição dos ícones na tela inicial de seus dispositivos exercia influência sobre sua utilização. Resultados e Discussão: Verificou-se que havia uma percepção positiva sobre o aumento do uso de redes sociais por parte dos entrevistados, decorrendo isso da maior necessidade de contato interpessoal durante o isolamento social imposto, bem como da adoção de um sistema de ensino remoto, o qual relaciona-se a um maior tempo de exposição aos dispositivos digitais. Ademais, também foi percebido que o arranjo dos ícones das redes sociais na tela inicial dos dispositivos influencia no maior uso de determinados aplicativos, como foi relatado pela maioria dos entrevistados. Isso decorre de um instinto vicioso, o qual leva o usuário a utilizar determinada plataforma, mesmo que sem necessidade aparente, meramente a partir do contato visual com seu ícone. Conclusão: Percebeu-se um aumento no uso das redes sociais pela maioria dos estudantes universitários durante a pandemia, o que associa-se tanto a fatores inerentes ao próprio contexto pandêmico de isolamento, quanto a fatores associados à disposição dos ícones das redes sociais na tela inicial do celular ou do computador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Ana Sousa Goncalves, M., Oliveira Moura, I., Mateus Rocha Marques, J., Girão Rios, M., & Mara Machado Ribeiro, B. (2021). ́ ́ASSOCIAÇÃO ENTRE O MAIOR USO DE REDES SOCIAIS PELOS UNIVERSITÁRIOS E O ISOLAMENTO SOCIAL PROPORCIONADO PELA PANDEMIA DE COVID-19``. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1871. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74994

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica