A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NAS AULAS DE FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PERMEADA POR UMA DIMENSÃO ÉTICA

Autores

  • Jailson Tavares Cruz
  • Fátima Maria Nobre Lopes
  • Fatima Maria Nobre Lopes

Resumo

Face às contradições sociais, dilemas e situações críticas da vida, urge a necessidade de se pensar acerca dos valores e de atitudes éticas no mundo atual, principalmente em relação à educação dos jovens. Partindo dessas considerações o presente trabalho objetiva demonstrar que a atuação do professor diretor de turma (PDT) nas aulas de formação cidadã deve ser permeada por uma dimensão ética buscando compreender quais as contribuições, desafios e obstáculos da atuação do PDT para o desenvolvimento das competências socioemocionais e de ações voltadas para valores morais dos estudantes. Sabe-se que o estudo da ética é necessário para a reflexão dos deveres, dos princípios e fundamentos de como as pessoas devem ser e se comportar socialmente, a luz de valores vivenciados na coletividade dos espaços escolares. E o professor tem relevante papel nesta construção. Para proceder na investigação valeu-se da pesquisa participante de abordagem qualitativa. Como resultado parcial verificou-se o relevante papel do professor diretor de turma na formação integral, ética e moral dos alunos, cabendo-lhes conhecer os estudantes individualmente, atendê-los em suas necessidades e realizar a mediação das relações entre os alunos de sua turma e os demais segmentos da comunidade escolar. Conclui-se que as aulas de formação cidadã, promovem o desenvolvimento da autoestima dos estudantes, regras de convivência e do respeito mútuo que contribuem para a formação de cidadãos autônomos, participativos e civicamente responsáveis. Foi possível observar ainda o desenvolvimento de valores da solidariedade e do respeito pela diferença, o fomento à situações de diálogo e reflexão sobre experiências vividas e preocupações sentidas pelos estudantes, proporcionando espaços de expressão de opinião, de tomada de decisão com respeito pelos valores da liberdade e da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Tavares Cruz, J., Maria Nobre Lopes, F., & Maria Nobre Lopes, F. (2021). A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NAS AULAS DE FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PERMEADA POR UMA DIMENSÃO ÉTICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1879. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75002

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação