A PERSPECTIVA DA PESQUISA DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
Resumo
Introdução: Nos últimos dois anos – 2020 e 2021 – por conta da Pandemia pelo novo coronavírus, há o empenho tanto dos profissionais da educação como dos sistemas de ensino em continuar o processo de ensino e aprendizagem, bem como a manutenção da prática da pesquisa, fundamental para a prática docente. Além da pesquisa, torna – se imprescindível o compartilhamento dessas experiências para o aperfeiçoamento científico. Objetivos: Este trabalho apresenta como objetivo principal realizar um relato de experiência acerca das entrevistas realizadas para o desenvolvimento da pesquisa sobre a relação entre o Ensino de Sociologia e a Tecnologia Educacional Socioeducacional (TESE) das Escolas Profissionais do Estado do Ceará. Metodologia: Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, que se constitui em um relato de experiência acerca das pesquisas realizadas nos meses de setembro e outubro de 2020 e janeiro de 2021. Foram realizadas três entrevistas semiestruturadas com 3 professores de Sociologia de 3 Escolas Profissionais, todas do município de Fortaleza. As entrevistas foram realizadas através da plataforma digital Google Meet. Resultados: Nas entrevistas 1 e 2 houve uma intensa contestação em relação ao gerenciamento empresarial na educação básica pública, mas não aconteceu um maior prolongamento das explanações por conta das excessivas atividades docentes no contexto remoto. Na entrevista 3 observou – se uma maior aceitação da TESE, bem como uma maior disponibilidade em interagir com o entrevistador, ainda que no formato remoto. Conclusões: Constata – se que as plataformas digitais possuem tanto a capacidade de uma maior participação, bem como uma certa restrição quanto a uma interação mais intensa. Agradecimentos à Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) pelo financiamento de bolsas dos pesquisadores, alunos do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lima Ribeiro, T., Paula Rodrigues de Andrade, A., Oliveira, E. da S., Maria Bezerra da Silva, F., Cavalcante Pinheiro de Lima, V., & Amalia Ramalho Galvao Lima, C. (2021). A PERSPECTIVA DA PESQUISA DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1923. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75046
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.