AJUSTE NEOLIBERAL, PRODUÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO E AS OPERAÇÕES DE CRÉDITO EXTERNO DA PREFEITURA DE FORTALEZA (2014-2020)
Resumo
Atualmente, torna-se central pensar a realização da vida material e as formas de produção dos espaços públicos construídos nos grandes centros urbanos de economias de capitalismo dependente. Nesse sentido, sob os marcos do ajuste neoliberal imposto pelo Consenso de Washington aos países da América Latina, além da especialização produtiva da cidade de Fortaleza para atividades voltadas ao turismo, o presente trabalho tem por objetivo analisar como a Prefeitura de Fortaleza, entre 2014 e 2020, adequou suas estruturas institucional-orçamentárias para produzir e gerenciar novas formas concretas de espaços públicos construídos; além de compreender suas relações com algumas instituições financeiras multilaterais como o Banco Mundial (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), responsáveis por conceder empréstimos para obras de requalificação urbana. Os métodos técnicos aplicados fundamentam-se em revisão bibliográfica acerca das categorias mobilizadas para a análise; além de levantamento documental de dados secundários, como planos urbanísticos, planos estratégicos, demonstrativos públicos, e leis orçamentárias. Como resultados parciais da pesquisa, tem-se que a Prefeitura de Fortaleza ampliou seu grau de endividamento, via créditos externos; bem como subordinou a produção dos espaços públicos aos interesses de frações do capital financeiro. Conclui-se que, a partir da concepção e implementação dessa política pública, aliado à programas de captação de recursos externos, como o “Programa Fortaleza Cidade com Futuro” e o “Fortaleza Cidade Sustentável”, a administração municipal busca ajustar seus próprios marcos institucional-orçamentários para melhor atender aos interesses objetivos de grandes instituições financeiras multilaterais, construtoras, incorporadoras e especuladores imobiliários na produção do espaço público em Fortaleza-CE, dificultando a plena realização do direito à cidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Victor de Mendonca Moreira, A., & Maria Pinho de Carvalho, A. (2021). AJUSTE NEOLIBERAL, PRODUÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO E AS OPERAÇÕES DE CRÉDITO EXTERNO DA PREFEITURA DE FORTALEZA (2014-2020). Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1954. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75077
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.