APP’S DE LEITURA E ESCRITA DA PLAY STORE: ESTUDO SOBRE AS IMPLICAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores/as

  • Camila Almada Nunes
  • Francisca Geny Lustosa

Resumen

Este trabalho socializa resultados da investigação de doutorado, vinculado ao PPGE/UFC, com fomento da CAPES, que objetiva analisar as implicações do uso de aplicativos educacionais de leitura e escrita para alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual. A pesquisa de natureza qualitativa e de abordagem colaborativa constituiu-se de duas fases: a primeira, de identificação e exploração dos aplicativos educacionais de leitura e escrita disponíveis no Play Store, e, a segunda, do campo-objeto com atividades de intervenção junto a sujeitos com DI (na FACED). Os resultados decorrentes da primeira fase denotaram a predominância de 15 aplicativos de leitura e escrita (ABC Dinos, ABC Autismo, Educational Puzzles, Escrevendo ABC, Forma Palavras, Formar Palavras, Histórias Infantis, Lele Sílabas, LiliPlay Alfabeto, Luz do Saber, Mastermind, Meu Livro de Historinhas, Os Animais, Silabando e Super ABC) articulados a categoria de alfabetização e letramento. Em relação a segunda fase, implementada por 45 sessões (individualizadas e coletivas) de intervenções pedagógicas, os dados revelaram que quanto maior o nível de envolvimento dos sujeitos com o uso destes aplicativos, maiores foram as manifestações de atenção, concentração e persistência. Outrossim, verificamos também significativa melhoria da linguagem oral, ajuda espontânea entre os pares, progressão dos níveis psicogenéticos de escrita e intensa motivação em atividades pedagógicas. Entretanto, ainda que a maioria destes aplicativos disponham de um layout autoexplicativo com elementos audiovisuais e interativos que facilitam a compreensão e a execução das ações possíveis, as estratégias de mediações foram primordiais para que os sujeitos com DI gerenciassem comportamentos inibitório, organizassem seus pensamentos e se mantivessem empenhados na resolução da tarefa. Logo, estes achados são significativos no que se refere à contribuição aos estudos sobre aprendizagem e processos cognitivos de alunos com DI.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Almada Nunes, C., & Geny Lustosa, F. (2021). APP’S DE LEITURA E ESCRITA DA PLAY STORE: ESTUDO SOBRE AS IMPLICAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1980. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75103

Número

Sección

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação