DIRETRIZES METODOLÓGICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE REVISÃO POR PARES ABERTA

Autores

  • Francisca Clotilde de Andrade Maia
  • Maria Giovanna Guedes Farias

Resumo

Apresenta resultados introdutórios do estudo que objetiva propor diretrizes metodológicas para implementação de um modelo de revisão por pares aberta nos periódicos científicos da Ciência da Informação. Destarte, discute sobre a comunicação científica e a importância do processo de revisão por pares para a ciência, bem como o desenvolvimento das discussões sobre a ciência aberta e a proposição de modelos de revisão por pares aberta. A construção da diretrizes metodológicas se dará por meio de pesquisa bibliográfica e documental com buscas em bases de dados que contemplam a literatura científica nacional e internacional. Após a elaboração das diretrizes, o modelo será apresentado a editores de periódicos científicos que compõem o Portal de Periódicos da Universidade Federal do Ceará, para que possam avaliar, teoricamente, a eficácia das diretrizes propostas e sugerir melhorias e alterações em vistas a aprimorar sua aplicabilidade. Neste primeiro momento, constatou-se que já existem na literatura científica diretrizes e orientações para implementação da revisão por pares aberta, como o apresentado por Ross-Hellauer e Görögh (2019), e a partir desse estudo e outros existentes na literatura, dará-se continuidade para as próximas etapas da pesquisa. A revisão por pares aberta é um dos princípios da ciência aberta, movimento que visa tornar o fazer científico um processo mais aberto e colaborativo. Neste sentido, a revisão aberta, busca, de modo semelhante, tornar seus procedimentos mais transparentes e interativos, possibilitando uma ampla participação tanto da comunidade acadêmica como a sociedade. Torna-se relevante ressaltar que, a medida em que a ciência e seus resultados tornam-se mais abertos e acessíveis, a sociedade terá mais oportunidades para apropriar-se do conhecimento científico, que é de significativa importância para o seu progresso. Agradecimentos à Funcap pela disponibilização da bolsa de Formação Acadêmica.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Clotilde de Andrade Maia, F., & Giovanna Guedes Farias, M. (2021). DIRETRIZES METODOLÓGICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE REVISÃO POR PARES ABERTA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2094. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75217

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação