ORALIDADE E FICÇÃO NA OBRA DE GILMAR DE CARVALHO
Resumo
Este trabalho pretende dar continuidade à pesquisa sobre a obra de Gilmar de Carvalho (1949-2021), que além de escritor de ficção, também foi publicitário, jornalista, docente da UFC e pesquisador da cultura popular nordestina. O objetivo deste ensaio é examinar o cruzamento da oralidade e da ficção no livro Artes da Tradição: Mestres do Povo (2005), especificamente no texto “A rainha vaqueira”. Gilmar de Carvalho, ao narrar a história de Dina, vaqueira canindeense, a aproxima de personagens da literatura brasileira. O pesquisador e escritor tem como ponto de partida as narrativas orais, isto é, as histórias contadas pelos “mestres do povo”, colhidas em entrevistas durante suas viagens pelo Nordeste brasileiro, com o fotógrafo e pesquisador Francisco Sousa, e as recria de forma poética. O cotidiano da vida sertaneja é apresentado ao leitor como experiências indissociáveis da literatura. Para esta reflexão será considerado o ensaio “O narrador” (1936), de Walter Benjamin (1892-1940), que discute a fonte oral como a origem de todos os narradores desde os tempos remotos. Deste modo, oralidade e ficção se tornam imprescindíveis para a compreensão do fazer poético. Gilmar de Carvalho, conhecedor da cultura popular, escritor de ficção e crítico destes dois universos, movimenta a linguagem com equilíbrio em sua escrita. A proposta deste ensaio contribui com os estudos comparados sobre literatura e oralidade na obra de Gilmar de Carvalho, pesquisa em andamento. Para a realização desta iniciativa, há o reconhecimento da importância do apoio financeiro da CAPES.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Barroso Gomes, L., & Silva, O. de C. (2021). ORALIDADE E FICÇÃO NA OBRA DE GILMAR DE CARVALHO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2279. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75402
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.