REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA DO ZERO
Resumen
O curso de extensão “Matemática do zero: uma proposta pedagógica para professores dos anos iniciais do ensino fundamental” foi promovido pelo grupo de estudo e pesquisa G-TERCOA/ FACED- UFC, para contribuir com a formação continuada desses professores lotados em salas de aula, nas escolas públicas e privadas do Estado do Ceará, durante os meses de maio a novembro de 2020. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada, durante as atividades de Geometria, abordando os conteúdos de quadriláteros, poliedros e suas planificações, propostas pelo professor formador nos momentos de interações síncronas. Pesquisa de caráter empírico, com abordagem qualitativa fundamentada nos pressupostos metodológicos da Sequência Fedathi. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência. O curso foi realizado no formato síncrono, no Google Meet com atividades a serem discutidas e realizadas no grupo, e assíncrono, na plataforma TelEduc, por meio de atividades em forma de questionários padronizados, leituras e fóruns de discussão. As atividades síncronas foram realizadas de forma remota com o grupo de professores participantes, semanalmente, promovendo um espaço de trocas de saberes, relacionando com o cotidiano do professor estudante. O curso contou com a participação de 93 professores estudantes e 6 professores formadores, sendo que apenas 47 concluíram o curso, realizando todas as atividades. Percebeu-se que o curso contribuiu para explicação das dúvidas referentes à unidade temática em questão, por meio de constantes reflexões favorecidas pela metodologia Sequência Fedathi. Considera-se esse espaço formativo relevante para oportunizar a mudança na postura docente proporcionando estratégias de ensino inovadoras e o aluno protagonista de sua aprendizagem.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Rodrigues Soares, F., Ronise de Negreiros Pinto Scipião, L., & Jose Costa dos Santos, M. (2021). REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA DO ZERO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2336. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75459
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.