A FONÉTICA DO ALEMÃO COMO PROPOSTA DE ENSINO
Resumo
O aprendizado concreto da pronúncia por parte do aluno é, inegavelmente, de fundamental importância no decorrer do processo de assimilação do novo idioma, visto que é o aspecto da língua que aborda um fator imprescindível: a comunicação. No entanto, é recorrente a presença de dificuldades e temores dentre os alunos de Alemão no momento de expressar-se durante a aula devido aos empecilhos fonéticos. Destarte, este estudo pretende apresentar um minicurso realizado por intermédio do Programa Idiomas sem Fronteira (NucLi- Alemão), que teve como finalidade auxiliar os alunos a aprimorarem a capacidade de comunicação e expressão, bem como expor as diferentes variedades linguísticas do idioma alemão. O minicurso em questão foi ministrado via Zoom por um monitor, bolsista de Residência Docente do IsF, uma vez por semana com a duração de um mês, contendendo, ainda, atividades assíncronas ao longo das quatro semanas a fim de promover autonomia e contato constante com o conteúdo apresentado. Para tanto, as aulas tiveram uma abordagem comunicativa que visava a contemplar não apenas o estudo da pronúncia do alemão padrão (Hochdeutsch), mas também as diferentes variedades linguísticas do alemão falado na Alemanha, Suíça, Áustria, Bélgica, em Luxemburgo e Liechtenstein. Como ferramentas de auxílio, foram utilizadas algumas plataformas de aprendizado, como o Wordwall, Jamboard, Learningapps e Whiteboard etc., com o fito de propiciar um aprendizado mais dinâmico e intuitivo. Portanto, o curso teve como objetivo apresentar a pronúncia da língua alemã de maneira simples e prática, abarcando as diversas variações linguísticas do alemão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.