A TEORIA DA HISTÓRIA E O CINEMA: FILMES, NARRATIVA E CRONOLOGIA
Resumo
A disciplina Teoria e Metodologia da História II busca propor reflexões em torno das tendências contemporâneas do conhecimento histórico, como o aprofundamento dos estudos de teoria da História iniciados em “Introdução aos Estudos Históricos” e “Teoria e Metodologia da História I”. Além de identificar as escolas históricas desenvolvidas durante o século XX, os alunos são estimulados a examinar os processos de investigação, a crítica dos documentos e as estratégias narrativas, assim como os temas clássicos da historiografia: História, memória, documento, função e papel do historiador, relevância e eficácia dos estudos históricos. Nesse sentido, aqui há a possibilidade de se fazer o uso do cinema como aliado nas discussões em sala de aula, relacionando-se tanto com os textos como com a proposta da disciplina. Pensar o Cinema não somente como fonte, mas também na forma de complemento as análises das diferentes facetas da História e da Historiografia do século XX. Busca-se aqui discutir os pressupostos teórico-metodológicos de produção do conhecimento histórico e estabelecer um diálogo com as concepções clássicas e contemporâneas dando o devido respeito aos temas básicos da teoria da história e com as novas demandas originadas das mudanças sociais contemporâneas. Ademais, é preciso também refletir sobre as concepções clássicas da historiografia por meio de temas - Método, Cultura, Tempo - que permitam identificar essas correntes - Escola dos Annales, História Social, paradigma tradicional - no próprio processo de construção do conhecimento histórico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.