CÁLCULO DIFERENCIAL APLICADO A PROBLEMAS ECONÔMICOS: APLICAÇÕES DE INTEGRAL
Resumo
O Cálculo Integral é uma importante ferramenta que o um economista deve desenvolver ao longo de sua formação na graduação. Diante disso, esse assunto é contemplado pela disciplina de Economia Matemática I e II da Graduação no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará. Em geral, a definição de integral definida é feita a partir de soma de Riemann e suas aplicações mais usuais estão relacionadas ao cálculo de área de uma região, comprimento de uma curva e volume de um sólido de revolução. Porém, existem várias outras aplicações importantes que podem ser exploradas no campo da Economia, sobretudo relacionando os campos da Microeconomia com o Cálculo Integral. Dentre as principais aplicações de Integral em Economia, destacam-se a obtenção das funções originais para receitas, custos, lucros, função de produção, função utilidade etc, a partir de funções marginais. Além disso, há diversas aplicações relacionado relacionando excedentes do consumidor, produtor, determinação do peso morto da economia e avaliação de valores presente e futuro no contexto de capitalização contínua. No presente trabalho, utiliza uma metodologia explicativa para estudar os excedentes do consumidor e do produtor em suas transações no mercado. Posto de outra forma, dado um preço, avaliar os benefícios que um consumidor pode auferir ao adquirir determinado produto e quais os ganhos que um produtor obter quando se vende um determinado bem. Dentre os principais resultados esperados, busca-se mostrar a importância do Cálculo Integral na formação de futuros economistas e sua conexão com a prática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.