DESENHOS ESQUEMÁTICOS DE CAULE DE ABOBOREIRA: UMA FERRAMENTA PROFÍCUA PARA O ENSINO DE ANATOMIA VEGETAL
Resumo
O estudo das estruturas internas das espécies vegetais permite compreender a organização dos tecidos que compõem seus diversos órgãos. Tais estudos, são básicos para a compreensão das variações morfoanatômicas apresentadas por esses órgãos. O conhecimento de Anatomia Vegetal é básico na formação de profissionais que farão uso das espécies vegetais para a alimentação de espécies de interesse zootécnico. Dada a complexidade da organização dos órgãos vegetais e da grande variação encontrada, a assimilação do conteúdo é mais efetiva quando a teoria é adicionada da prática. Como uma ferramenta auxiliar das aulas práticas, é solicitado que os estudantes esquematizem o material sendo observado ao microscópio de luz, indicando as estruturas de acordo com o conhecimento teórico abordado durante a aula. A maior dificuldade relatada pelos estudantes é a sua confecção acurada e elucidativa do material sendo observado para posterior estudo. Outro contratempo é a diferença de tempo utilizado pelos alunos na elaboração dos esquemas. Tal duração, varia entre os estudantes conforme sua destreza, o que acarreta na distração dos alunos mais ágeis. Dada estas problemáticas, a esquematização prévia do material didático auxiliará na difusão do conteúdo, otimizando o processo ensino-aprendizagem. A confecção dos esquemas do corte transversal e longitudinal do caule de Cucurbita pepo L. (aboboreira) foi ilustrado em papel vegetal com caneta Nanquim, com auxílio de câmara-clara acoplada ao microscópio de luz. O desenho foi digitalizado e melhorado por meio de um programa de edição de imagem. Foi feito um modelo com cores distintas indicando os tecidos presentes no órgão, bem como sua localização. As ilustrações serão anexadas à apostila das aulas práticas da disciplina nos semestres subsequentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.