O ENSINO REMOTO E A MONITORIA DE CRIMINOLOGIA
Resumo
A disciplina de Criminologia foi uma das primeiras cadeiras optativas que fiz na Faculdade de Direito e influenciou diretamente os meus interesses a partir de então, servindo de motivo para a busca de grupos de pesquisa que abordassem o referido tema e, por isso, resolvi tentar a monitoria nessa disciplina que se tornou uma das minhas preferidas. Sob essa perspectiva, com o objetivo de entender o contexto em que as circunstâncias exigiram aulas à distância e o consequente impacto disso na metodologia da disciplina em comparação com a época do ensino presencial, por meio de análise crítica e descrição das aulas ministradas ao longo de dois semestres, resumo a experiência tida como aluna, em 2019, e, posteriormente, como monitora da disciplina de Criminologia durante o período do ensino remoto, em 2021.1. Nesse contexto, a cadeira de Criminologia se mostra como uma oportunidade relevante de diálogo e de troca entre todos os participantes acerca dos elementos do delito, incutindo um pensamento crítico sobre a realidade criminal vivenciada em diversos países, tendo os alunos um papel fundamental no andamento do semestre, não somente com as dúvidas, mas também com ressalvas feitas a respeito das teorias, uma vez que não haveria um estudo correto (ou errado) capaz de responder a todas as questões relativas ao crime. Em razão da pandemia, não somente a prova escrita e os fichamentos semanais sobre o conteúdo da aula seriam meios de avaliação, mas, também, a apresentação dos textos pelos alunos, como forma substitutiva à prova tradicional, incentivando os discentes a compartilharem seus pensamentos acerca dos assuntos estudados e a terem maior participação durante as aulas, sendo o método muito bem aceito pela turma. Concluo que a cadeira de Criminologia se adaptou ao ensino remoto, sendo uma ótima experiência com a iniciação à docência e gerando a percepção de que é possível manter a qualidade de ensino apesar das dificuldades e que é sempre preciso se reinventar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.