O ENSINO TAFONÔMICO APLICADO A DISCIPLINA DE PALEONTOLOGIA
Resumo
A paleontologia é uma área do conhecimento voltada para o estudo e compreensão acerca das formas de vida de eras geológicas passadas encontradas em registros fosseis. Essa ciência utiliza de diversos materiais e metodologias específicas de áreas distintas, o que por sua vez pode impedir o entendimento completo de subáreas da paleontologia. Uma destas é a tafonomia, que busca estudar os processos químicos, físicos e geológicos envolvidos na formação de registros fosseis, correlacionar as informações da matriz fóssil para reconstruções paleoambientais e afins. Infelizmente, a disponibilidade de materiais de estudo suficientemente satisfatórias em português é bastante escassa, o que impossibilita muitos estudantes de compreender melhor o assunto devido a barreira linguística. Buscando dar ênfase para o ensino dessa área de considerável importância para a formação acadêmica dos alunos de graduação, é proposta a elaboração de materiais de apoio complementares, abordando o surgimento da ciência tafonômica e conceitos relacionados a bioestratinomia, biogênese, sedimentologia, necrologia, diagênese e estudos direcionados para os principais grupos de organismos encontrados em registros sedimentares – como vertebrados, invertebrados e plantas. O material será disponibilizado por meio de apostila digital, com linguagem didática e a mesma terá como embasamento bibliográfico a literatura adequada devidamente traduzida a respeito do tema, complementada com notas de aulas, dentre outras alternativas. Espera-se, por fim, que os estudantes possam assimilar melhor conceitos básicos com mais facilidade, o que resultaria em uma abertura para maior compreensão a respeito de assuntos específicos ainda mais complexos e aprofundados no futuro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.