O USO DO GOOGLE FORMS E CLASSROOM NO ENSINO E DO CLASSMAKER NA AVALIAÇÃO
Resumo
Em razão do cenário de pandemia, houve um impacto que gerou mudanças na forma de ensino em todas as instituições de ensino, inclusive na Universidade Federal do Ceará (UFC). Na maioria das instituições, este cenário provocou a transição de um modelo de ensino presencial para o modelo de ensino remoto. Diante desse novo contexto, surgiu a necessidade de se buscar ferramentas computacionais que pudessem facilitar e tornar mais proveitoso as aulas de forma remota. Desta forma o Google Classroom e o Google Forms, ambos disponibilizados pelo Google, foram percebidas e utilizadas como recursos com funcionalidades essenciais e com o uso muito prático. O Google Classroom e Google Forms tornaram-se um vetor estratégico, tanto no ensino, quanto na gerência de aulas, notas e presenças das três turmas das disciplinas de Programação Computacional para Engenharia e na disciplina de Metodologia Científica. Adicionalmente, a ferramenta Classmaker foi essencial na aplicação de avaliações remotas na Programação Computacional para Engenharia. Logo esse trabalho se propõe a discorrer o uso desse ambientes nas disciplinas ministradas no semestre de 2021.1 pela Profa Dra Gisele Azevedo e os monitores Nathan Faustino e Gabriel Simão e os resultados obtidos a partir do uso das ferramentas já mencionadas. Tendo observado o desempenho dessas ferramentas traçou-se uma pesquisa de opinião juntos aos alunos alunos cursantes dessas disciplinas, para averiguar a satisfação em relação ao uso das ferramentas utilizadas. Concomitante a isso, será apresentado uma pesquisa dos conceitos aqui trabalhados. Também será exposto a relação dos recursos que foram utilizados nas respectivas plataformas para atingir os objetivos já expostos anteriormente. Portanto, espera-se que Google Classroom, Google Forms e o Classmaker possam ter cumpridos com os objetivos propostos ao serem utilizados, quando seu uso foi pensado no início das disciplinas e assim auxiliar no aprendizado e ensino de outros alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.