PARA QUE SERVE A HISTÓRIA? A PERSPECTIVA DOS CALOUROS DA HISTÓRIA-UFC SOBRE A DISCIPLINA HISTÓRICA.
Resumen
A partir da experiência como monitor da cadeira de Introdução aos Estudos Históricos - IEH, ministrada pela professora Dra. Kênia Rios, este trabalho tem como objetivo: perceber e problematizar a visão que os alunos do 1º semestre da licenciatura em História da Universidade Federal do Ceará têm sobre a disciplina histórica; além disso, busca-se propor o exercício feito na cadeira de IEH como método para o ensino de História nas escolas. A análise partirá do fórum “Para que serve a história?”, tendo como bibliografia os textos base da disciplina, principalmente o Apologia da História, de Marc Bloch, e o Teses sobre a História, de Walter Benjamin. Portanto, procura-se questionar a presença do positivismo e do historicismo na bagagem estudantil dos ingressantes do curso de História, utilizando a crítica dos autores citados aos tais pensamentos. Assim, será possível compreender a forma que ocorre o ensino de História nas escolas cearenses das mais diversas realidades. Além disso, por meio das gravações da aula e da monitoria sobre, pretende-se salientar a importância da participação da professora e dos monitores como facilitadores para o entendimento do tema, possibilitando, assim, a mudança de visão sobre o fazer histórico . Desse modo, a partir do fórum elaborado pelos estudantes e das leituras feitas na disciplina, busca-se perceber a importância da leitura de importantes historiadores com uma ideia de problematização do tempo e da estrutura social, buscando o propósito da História e de como os alunos, no fim do semestre, entendem o ofício do historiador.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.