AVALIAÇÃO DO USO DE CAPACITAÇÕES ONLINES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Kamila Lopes de Paiva
  • Ana Carolina Bernardo Alves
  • Sara Araújo Bezerra
  • Thalia Alves Chagas Menezes
  • Victor Caetano Rodrigues
  • Jose Cesar Pontes Moreira

Resumo

INTRODUÇÃO: No contexto atual de pandemia do Covid 19, a mediação didática remota tem se colocado como estratégia para viabilizar a construção do conhecimento dos futuros profissionais de saúde, já que esta é facilmente moldável às necessidades dos educandos e por quebrar as limitações espaços/temporais. O uso de tal mediação, vem se mostrando eficaz quando realizada com o uso de recursos diferenciados, como uso de casos clínicos e capacitações interativas. OBJETIVO: Relatar a percepção avaliativa dos discentes de enfermagem e medicina membros do Núcleo Rondon na UFC, programa extensionista, quanto ao uso de capacitações online como estratégia de ensino. METODOLOGIA: Foi utilizado formulário do Google para obtenção dos dados sobre as capacitações internas ministradas pelos membros no primeiro semestre de 2021, questionando fatores como duração da palestra, efetividade do repasse de informações, satisfação com os conhecimentos repassados e adequação da linguagem utilizada. RESULTADOS: O uso de capacitações online como estratégia de ensino foi avaliado como efetivo pelos discentes relatando facilidade na compreensão das informações, com foco nas palestras com duração menor do que 1 hora, pois estas mostraram-se menos cansativas e com maior facilidade de fixação das informações. A linguagem era de fácil compreensão e o conteúdo repassado condizente com a prática dos respectivos cursos. Todos os fatores analisados tiveram percepções positivas por parte dos participantes. Houve também eficiência no uso do tempo, pois todos podiam participar das capacitações onde estivessem, resultando no ganho de tempo e no maior número de participantes, além de não se ter custo e tempo de deslocamento. CONCLUSÃO: As capacitações remotas se mostraram uma ferramenta com potencial para a melhora da aprendizagem, contanto que possua adequada distribuição de tempo e linguagem de fácil compreensão para o público em questão, permitindo assim uma construção adequada dos conhecimentos.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Kamila Lopes de Paiva, A., Carolina Bernardo Alves, A., Araújo Bezerra, S., Alves Chagas Menezes, T., Caetano Rodrigues, V., & Cesar Pontes Moreira, J. (2021). AVALIAÇÃO DO USO DE CAPACITAÇÕES ONLINES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(7), 4265. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77349

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis