LIXO ZERO, CONSUMO CONSCIENTE E TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Felipe de Oliveira Melo
  • Renato de Mesquita Rios
  • Jose Arimatea Barros Bezerra

Resumen

O impacto da ação humana no aquecimento global é algo que afeta todas as áreas do planeta e, muitas vezes, está relacionado ao consumo desenfreado e a produção excessiva de resíduos sólidos. Nos espaços escolares, em geral, encontra-se uma quantidade significativa de resíduos sólidos que são destinados ao lixo comum. Assim, esse plano de ação objetivou introduzir práticas racionais para redução e reutilização de resíduos sólidos, a partir da tipificação deste, gerando reflexões atreladas às disciplinas de Ciências, Geografia, Matemática e Artes para turmas do Ensino Fundamental II, e, avaliando o impacto destas ações nas vidas das pessoas envolvidas. A construção deste plano envolveu discussões sobre os conceitos de currículo (e a busca por superar sua fragmentação com a utilização de temas transversais como Educação Ambiental) e de lixo zero (aqui pensado a partir da perspectiva de governança e articulação própria de microespaços, para além das organizações públicas, ainda que sejam necessárias em escalas macro – o que aponta para outro eixo transversal, o consumo consciente). Teve como base metodológica a avaliação da produção de resíduo físico, o engajamento com os conteúdos das disciplinas citadas (cada uma em sua especificidade e alinhamento com os conteúdos) e a produção de uma horta orgânica, com avaliações constantes a partir de formulários e rodas de discussão, envolvendo discentes, docentes e demais agentes da comunidade escolar.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Melo, F. de O., Rios, R. de M., & Arimatea Barros Bezerra, J. (2021). LIXO ZERO, CONSUMO CONSCIENTE E TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(7), 4325. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77409

Número

Sección

XIV Encontro de Experiências Estudantis