A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS DENTRO DO PET AGRÁRIAS-UFC
Resumo
Segundo o Ministério da Saúde, durante a pandemia, a ansiedade foi um dos transtornos mais desenvolvidos pelos brasileiros. Além da ansiedade, também foram constatados o transtorno do estresse pós-traumático e, em uma proporção menor, a depressão. Estudantes universitários podem sofrer com esses transtornos por conta de diversos fatores (pressão acadêmica, questões econômicas, questões da vida pessoal) somados ao isolamento social que a pandemia causa. A partir disso, o Programa de Educação Tutorial (PET) Agrárias começou a desenvolver algumas atividades lúdicas para ajudar a reduzir os níveis de ansiedade dos integrantes do grupo, como bingos, dança e atividades rápidas no início das reuniões. O objetivo dessa pesquisa é mostrar a importância que essas atividades desenvolvidas no grupo tiveram para os alunos nesse momento de pandemia. Para isso, foram aplicados pequenos questionários com o intuito de medir a satisfação dos integrantes do grupo quanto à essas atividades, analisar os efeitos e coletar sugestões. Por meio de algumas respostas coletadas, pode-se observar que essas atividades lúdicas tiveram um efeito positivo na vida dos alunos, pois contribuíram para a diminuir alguns efeitos do isolamento social, já que havia conversas e brincadeiras com colegas, mesmo online. Levando em consideração esses aspectos, observou-se que as atividades lúdicas são importantes para o bem-estar dos universitários em tempos de pandemia ou não, pois promovem a socialização, sendo excelentes ferramentas de relacionamento interpessoal. Essas atividades podem reduzir a condição de isolamento total, contribuindo para a redução dos efeitos da pandemia. E por fim avaliou-se que mais atividades, com esse intuito, são necessárias e bem-vindas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.