AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DOS TIJOLOS ECOLÓGICO E CERÂMICO
Resumo
O avanço tecnológico nas pequenas e grandes cidades fomentou uma urbanização acelerada e desorganizada, em virtude de interesses próprios e econômicos , provocando grandes demandas para a construção civil, que buscou matéria-prima para a produção de alvenarias convencionais, como o tijolo cerâmico. Esse processo desencadeou a escassez dos recursos naturais, que representa uma grande problemática mundial, e a construção civil, responsável por grande parte desse consumo, estudou alternativas e materiais sustentáveis que causassem menores impactos ao meio ambiente. Nesse sentido, o tijolo ecológico emerge como uma alternativa bastante viável, visto que possui uma matéria-prima abundante, o solo, um processo de fabricação mais simples em comparação com os demais tijolos, além de reduzir os custos e o prazo de construção das obras. Ademais, destacam-se o conforto térmico e acústico, a fácil fixação de objetos, em virtude da sua fisionomia que apresenta encaixe entre as peças, facilitando diversas etapas da obra, além de não necessitar de queima durante o seu período de cura, que evita a emissão de gases como o dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Almejando esse cuidado com o meio ambiente, a presente revisão bibliográfica busca apresentar e discutir as vantagens e as desvantagens do tijolo ecológico, analisando sua produção desde a seleção do solo até a obtenção do produto final, comparando-o com o tijolo cerâmico. Dessa forma, o estudo baseou-se em teses, monografias, artigos científicos, livros e sites específicos que abordam as etapas de produção dos dois tipos de tijolo supracitados, para comprovar a sua viabilidade técnica, econômica e ambiental. Por fim, após a realização do estudo, comprovou-se que o tijolo ecológico se apresenta como um material sustentável que supera muitas características da alvenaria convencional, como um melhor conforto termo-acústico, boa impermeabilidade, agilidade e facilidade nos processos da obra, denotando assim, seu grande potencial.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Moraes Almeida, I., Bárbara de Araújo Nunes, A., & Barbara de Araujo Nunes, A. (2021). AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DOS TIJOLOS ECOLÓGICO E CERÂMICO. Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4618. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77702
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.