COMISSÃO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DE ENGAJAMENTO
Resumo
Frente ao cenário recente de isolamento social e de distanciamento das interações, as redes sociais obtiveram o protagonismo na tentativa da manutenção dos laços interpessoais, embora já havia relevância no mundo globalizado. Tal importância se estende, também, no ambiente acadêmico, o qual se reinventou para compartilhar informações e assuntos pertinentes às comunidades científica e leiga. Tendo em vista essa questão, o PET Medicina captou a necessidade de estar mais presente nas mídias sociais. Consolidar uma identidade visual do grupo nas redes sociais, a fim de gerar interação com o público acadêmico e com a comunidade participante. Disseminar conteúdos de interesse acadêmico de forma constante, compartilhando científicas abertas ao público ou resumos do que foi discutido. Informar a comunidade envolvida que visualiza as postagens com foco em promoção de saúde e em desmistificar informações inverídicas disseminadas. Criar uma comissão de mídias, visando a não sobrecarga do coordenador e incentivar o surgimento de uma pluralidade de ideias. Por meio da criação de comissão de mídias, estabeleceram-se escalas e frequências de postagem para manter o engajamento do Instagram (rede social escolhida para testar essa metodologia). Além disso, a interação com os seguidores é outro ponto essencial nesse método, por meio de enquetes e de questões, incentivando a participação da comunidade como um todo, chamada a se interessar por aquele assunto. De acordo com o período em que foi trabalhada essa metodologia (01/07/2021 a 21/08/2021), obteve-se aumento de mais de 113% nas impressões, ou seja, nas ações geradas pela postagem, bem como incremento de 94,8% de visitas ao perfil, totalizando cerca de 1054 pessoas visualizando a página, em comparação ao intervalo de tempo anterior ao do início da ação. Dessa forma, a reformulação das mídias do PET Medicina conseguiu atingir os objetivos planejados, superando-os em feedbacks positivos pelos seguidores. Apoio: PET/SESu/MEC.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Alves de Melo, A., Martins Oliveira, G., Pedro Venancio Lima, J., Lucas Oliveira Lima, L., & Veras Wilke, D. (2021). COMISSÃO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DE ENGAJAMENTO. Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4630. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77714
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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