FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIVERSIDADE DE GÊNERO: COMO AS QUESTÕES DE GÊNERO APARECEM NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Resumo
O principal objetivo deste projeto de pesquisa e ensino é compreender como as questões de gênero estão sendo tratadas no curso de formação de professores, especialmente no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, tendo como objetivos 1) verificar de que modo o conceito de gênero é construído dentro da instituição formadora do pedagogo; 2) descrever e analisar a percepção dos discentes do curso de Pedagogia acerca das questões de gênero; e 3) investigar como a questão de gênero aparece no currículo do curso de Pedagogia. O pedagogo é um profissional que deve estar preparado para lidar com a diversidade, seja essa cultural, social, sexual ou, como no foco deste trabalho, de gênero. Dentro deste trabalho, compreende-se gênero a partir da definição de Guacira Louro, que o vê não apenas como uma construção social, mas sim como uma identidade. Como modo de coleta de dados e busca de observação de como a comunidade vê essa temática, foi constituído o Grupo de Estudos sobre Gênero e Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. O grupo consistia em encontros quinzenais, sempre às quintas-feiras, sendo utilizada a metodologia de roda de conversa para debater um texto previamente escolhido. O projeto iniciou-se em setembro de 2019 e teve cinco encontros com o total de nove participantes A segunda fase deste projeto mudará o modo de intervenção e coleta de informações. Através da pesquisa qualitativa, pode-se ter uma melhor compreensão sobre a subjetividade desses alunos e o que eles vêm aprendendo através dela sobre a questão de gênero. O que se pode concluir provisoriamente, então, é que há uma preocupação do curso sobre a diversidade de gênero e sobre uma melhor preparação dos pedagogos egressos da instituição para isso, mas essa preocupação não surte efeitos significativos nos próprios pedagogos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIVERSIDADE DE GÊNERO: COMO AS QUESTÕES DE GÊNERO APARECEM NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4662. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77746