PESQUISA NO PET CIÊNCIAS SOCIAIS UFC: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A SOCIEDADE INGOVERNÁVEL: UMA GENEALOGIA DO LIBERALISMO AUTORITÁRIO, DE GRÉGOIRE CHAMAYOU, E SUA PERTINÊNCIA PARA COMPREENSÃO DA REALIDADE SOCIOECONÔMICA
Resumo
Pretende-se enunciar aqui os estudos e debates aprofundados que vêm sendo realizados pelo Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais da UFC ao longo do ano de 2021, nos quais aborda-se, a partir da leitura indicada, o ponto de vista das empresas sobre a revolução gerencial neoliberal como solução para a “crise de governabilidade” corporativa no contexto democrático, e da perspectiva crítica apresentam-se as contradições das estratégias mobilizadas para disciplinar os gestores por meio de mecanismos financeiros, e operários por meio do engajamento subjetivo ao modo de organização flexível do trabalho, a fim de gerir as condições político-econômicas de atuação empresarial, neutralizar críticas, despolitizar a luta de classes, reconfigurar o papel do Estado e generalizar o governo do mercado e mecanismos concorrenciais nas esferas da vida. Destacam-se nesses estudos as táticas práticas e teóricas acionadas por grandes corporações e intelectuais para instaurar tal projeto a fim de escapar do controle e da regulação social e político-institucional. A metodologia de trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica seguida de debates dinamizados por um provocador e um relator. Objetiva-se, assim, articular fenômenos sociais atuais à gênese da governamentalidade neoliberal e refletir sobre as condições político-econômico-discursivas em torno das categorias estudadas. A leitura segue o percurso do autor, ao qual podem ser acrescidas referências externas. A qualidade dessas reflexões críticas reside na atualidade do tema e na proposta de esclarecimento das convulsões sociais hodiernas suscitadas pelos movimentos concretos tratados no livro. O projeto segue em desenvolvimento paralelo a outras atividades tais como o uso de canais virtuais para divulgação científica e realização de eventos com convidados integrantes de outras unidades universitárias, todas voltadas para a integração do tripé ensino-pesquisa-extensão, coordenadas atualmente pelo Prof. Edemilson Paraná.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Fabiano Chagas Lima, I., Viana Gomes, L., Mirlla Barbosa Mendes, P., Gonçalves Mota, G., de Queiroz, J. de O., & Cruz Santana Junior, E. (2021). PESQUISA NO PET CIÊNCIAS SOCIAIS UFC: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A SOCIEDADE INGOVERNÁVEL: UMA GENEALOGIA DO LIBERALISMO AUTORITÁRIO, DE GRÉGOIRE CHAMAYOU, E SUA PERTINÊNCIA PARA COMPREENSÃO DA REALIDADE SOCIOECONÔMICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4714. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77798
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.