Aplicativos virtuais nas Monitorias de Parasitologia: a nova realidade de ensino em 2020.

Autores

  • Ana Beatriz Miranda Izídio
  • Janice Oliveira Fontenele Barcelos, Ticiana Mont' Averne Parente Feijão
  • Cynara Carvalho Parente

Resumo

Diante da pandemia da COVID-19, o regime de educação a distância cresceu em necessidade e relevância no Brasil. Assim, no período letivo de 2020.1, a Monitoria de Parasitologia Humana da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral recorreu a recursos virtuais para manter o aprendizado e a interatividade entre estudantes e monitores. Analisar o nível de satisfação e aproveitamento dos estudantes com as plataformas digitais utilizadas na Monitoria de Parasitologia. Por meio da plataforma Socrative, foram aplicados dois questionários cujos temas eram Tricuríase e Leishmaniose para os alunos do 3º período de Medicina responderem. Em seguida, por meio de uma reunião síncrona no Google Meet, cada questão foi comentada pelas monitoras e os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas a fim de dissolver as dúvidas remanescentes. Então, utilizando um formulário do Google, os estudantes responderam um questionário sobre seu nível de satisfação e de aproveitamento com as atividades realizadas no Socrative e Google Meet. Dos 15 alunos que aceitaram responder à pesquisa, 53,3% classificaram o Socrative como de muito fácil acesso e 13,3% o classificam como muito difícil enquanto 86,7% julgaram o Google Meet como de muito fácil acesso. Além disso, 86,6% dos alunos afirmam que os questionários realizados no Socrative foram úteis ao seu aprendizado de Parasitologia e 100% concordam que as reuniões síncronas para tirar dúvidas foram úteis. Por fim, 66,7% dos alunos concordam totalmente e 20% concordam parcialmente que aplicativos virtuais são importantes para o aprendizado e devem continuar sendo utilizados nas monitorias mesmo em regime presencial. Os aplicativos virtuais, já tão presentes no cotidiano do universitário brasileiro, apresentam vastas possibilidades de uso para a educação. Por meio deste trabalho, concluímos que os estudantes de Medicina demonstram grande aceitação do uso desses recursos em monitorias tanto em regime presencial quanto em EaD.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência