A IMPORTÂNCIA DAS LUTAS DA CPT PELA ÁGUA NOS RECURSOS HÍDRICOS DO CEARÁ
Resumo
O projeto busca uma interpretação geográfica e identificar das lutas por terra no Estado do Ceará. De modo que, quando se trata da terra e seu domínio é inevitável lembrar sobre as lutas camponesas iniciadas nos 1950 e de todos os movimentos camponeses que foram desenvolvidos no decorrer de toda essa história desses conflitos que são gerados por diversos interesses contrários à povos e classes que tanto lutam para se manter de pé. Dentro desses movimentos, surge a CPT (Comissão Pastoral da Terra) em 1975 na Amazônia e em 1976 no Ceará e se firmou com ações nos eixos do combate ao trabalho escravo, direitos humanos, diversidades camponesas, defesa dos povos camponeses e em batalhas pela água. Esse trabalho, é uma vertente do projeto, que abordar a luta da CPT em defesa da água e da vida dos povos do campo. Desde de que a CPT iniciou seus projetos, ainda na Amazônia, a Comissão identificou a água como um recurso global e de direito á todos e é por várias vezes atacada pelos capitalistas de uma maneira geral.. Por meio disso, o trabalho busca dizer a importância das lutas da CPT pela água, Recursos Hídricos do Ceará, através da análise de leituras será posto os benefícios de tais atos para a melhoria e preservação dos recursos hídricos cearenses. Dentro das pesquisas já realizadas é possível perceber que os recursos que são protegidos dão maior qualidade de vida, saúde e segurança hídrica para os povos do campo, bem como, para as populações urbanas pobres.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Aguiar Moreira, R., & Amaro Gomes de Alencar, F. (2022). A IMPORTÂNCIA DAS LUTAS DA CPT PELA ÁGUA NOS RECURSOS HÍDRICOS DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 859. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85612
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.