BRINCAR NO COTIDIANO DA UUNDC: ESTAR COM E NA NATUREZA COMO AÇÃO PEDAGÓGICA POTENCIALIZADORA DAS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS
Resumo
Atualmente, as crianças têm vivido suas infâncias afastadas das possibilidades de estarem e brincarem na Natureza. Louv (2016) denominou essa situação de “transtorno do déficit da natureza”. As Instituições de Educação Infantil podem e devem ser responsáveis por oportunizar, às crianças, um maior e mais intenso convívio com a natureza a fim de que brinquem e construam com bem-estar aprendizagens significativas para o seu desenvolvimento (HORN; BARBOSA, 2022). Nessa compreensão, o trabalho objetiva visibilizar a relevância de estar com e na Natureza como ação pedagógica potencializadora das brincadeiras das crianças que frequentam a Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC). Especificamente, dos agrupamentos das crianças de três anos, Infantil 3A e 3B, turmas onde foram vivenciadas a nossa experiência como bolsistas na Unidade. Os aportes teóricos subsidiaram a metodologia e a construção dos dados, a saber: Horn; Barbosa (2022) e Tiriba (2021). Para alcançar o referido objetivo, utilizamos o diário de campo como estratégia metodológica para registrar e analisar as brincadeiras criadas pelas crianças em contato com a Natureza. Os dados construídos revelaram que as crianças ao brincarem junto à Natureza acessaram aprendizagens diversas como a ampliação da imaginação; a elaboração de narrativas; a compreensão das suas possibilidades corporais relativas à força, ao equilíbrio e à agilidade; o desenvolvimento de percepções investigativas, sensoriais e afetivas, dentre outras aprendizagens. Concluímos destacando a imprescindibilidade dos espaços junto à Natureza nas Instituições de Educação Infantil serem utilizados para as crianças brincarem e terem a oportunidade de tecer significativas aprendizagens com bem-estar.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Colares da Silva, J., Andressa de Castro Duarte, M., Adna Bastos Araujo, P., & Vanessa Silva, M. (2022). BRINCAR NO COTIDIANO DA UUNDC: ESTAR COM E NA NATUREZA COMO AÇÃO PEDAGÓGICA POTENCIALIZADORA DAS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 920. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85674
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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