CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO NEPICO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Antonia Viviane Nunes de Almeida
  • Márcia Baima Taleires de Vasconcelos
  • Marcia Baima Taleires de Vasconcelos

Resumo

Segundo o norte-americano Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) o comportamento individual, ou suas mudanças, se dão através de respostas a estímulos que ocorrem no meio, por esse motivo é importante que cada vez mais se tenha o conhecimento do comportamento organizacional e de como ele influencia o indivíduo ou o grupo. O Projeto Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenção em comportamento organizacional (NEPICO) tem como objetivo preparar o estudante para que ele possa entender como funciona a gestão de equipes laborais nas organizações componentes do mercado de trabalho. Para a consecução desse propósito o NEPICO utiliza a metodologia ativa, através da organização de grupos de estudos, tratando de temas tais como: motivação, diversidade, inclusão, comunicação etc. As atividades propostas estão divididas em discussões grupais conduzidas em uma reunião síncrona e atividades individuais, ambas realizadas semanalmente. Os temas são previamente propostos pelo NEPICO e escolhidos pelos participantes que terão que pesquisar, ler textos, apresentá-los e discuti-los nas reuniões. Os alunos ficam livres para escolher o tema com o qual possui maior afinidade e interesse. Espera-se com esse projeto preparar estudantes para que eles sejam capazes de desenvolver uma consciência crítica sobre o comportamento organizacional, também incitar neles o interesse sobre os temas para o estudo, e também prepara-los para serem capazes de escrever artigos científicos.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Viviane Nunes de Almeida, A., Baima Taleires de Vasconcelos, M., & Baima Taleires de Vasconcelos, M. (2022). CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO NEPICO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 946. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85700

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica