ESPAÇO URBANO E INDUSTRIAL NO CONTEXTO DE CIDADES INTELIGENTES INCLUSIVAS: ACESSIBILIDADE URBANA E SMART CITIES.
Resumo
As cidades como conhecemos atualmente, são reflexos de vários processos e fenômenos que ocorreram ao longo do tempo e culminaram nas suas atuais configurações, materializada através de suas morfologias. O acelerado crescimento populacional causado pelo processo de urbanização (sem o devido planejamento) gerou, dentre outras coisas, uma série de problemas sociais, como o acesso à moradia, aos serviços básicos e essenciais, desemprego, violência, propagação de doenças e exclusão social. Durante muito tempo, vários modelos de cidades foram pensados, mas nem todos foram implantados e, neste contexto da recente história do espaço urbano, surge o conceito de cidades inteligentes inclusivas que utilizam as tecnologias da informação e comunicação para aumentar a eficiência dos serviços públicos, compartilhar informações com o público e melhorar a qualidade dos serviços governamentais e a qualidade de vida dos cidadãos. Dessa forma, a pesquisa foi realizada objetivando entender o conceito de cidade inteligente inclusiva e seus impactos na vivência urbana e a efetivação de ações para a difusão da temática do projeto no tocante às cidades inteligentes inclusivas. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório com análise qualitativa a partir do levantamento de dados coletados por meio de pesquisas bibliográficas e trabalho de campo realizado na Smart City Laguna, onde foi constatado que o empreendimento não atende a todos os ideais de uma cidade inteligente, mas que, ainda se torna importante o seu estudo frente à evolução da cidade e sua relação com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Por fim, os resultados obtidos com a pesquisa foram apresentados em turmas de 8° e 9° ano do ensino fundamental com o uso de metodologias ativas e diferentes linguagens ligadas ao projeto para uma aprendizagem significativa no contexto inclusivo, destacando conceitos, processos e fenômenos pertinentes ao tema para uma melhor explanação e exposição dos resultados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.