MONITORAMENTO E ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDATIL

Autores

  • Gabriel Vinicius Cordeiro Lima
  • Geovana Maria Cartaxo de Arruda Freire

Resumo

A realidade da Educação brasileira se alterou bastante após a introdução da política de cotas sociais e raciais, o perfil da universidade, antes, bastante homogeneizado e elitizado, tornou-se mais heterogêneo e acessível às classes de menor renda. Essa mudança suscitou a necessidade da criação de uma política de Assistência Estudantil para garantir não somente a entrada, mas a permanência dos discentes em condição de vulnerabilidade no ambiente universitário. O presente trabalho é uma apresentação dos resultados obtidos em pesquisa realizada, pelos alunos do projeto “Monitoramento e Análise das Políticas Públicas de Assistência Estudantil”, com alguns discentes da Universidade Federal do Ceará (UFC), mais especificamente, aqueles atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil que abandonaram a universidade. O principal objetivo desse projeto é compreender as causas que motivaram essa evasão e o papel da Assistência Estudantil no enfrentamento efetivo a esses problemas. Para atingir o objetivo almejado, foi aplicado ao grupo de alunos supramencionado um formulário, disponibilizado pelo e-mail e Whatsapp, que visava recolher informações sobre as causas do abandono da universidade e o contexto social a que estava submetido o estudante. Os dados obtidos serão analisados de modo a compreender melhor o papel e os desafios das Políticas de Assistência Estudantil desenvolvidas na UFC. Espera-se que seja possível com essa análise proporcionar uma maior base de informações para nortear a execução dessas Políticas Públicas fundamentais a democratização do acesso ao ensino superior.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Vinicius Cordeiro Lima, G., & Maria Cartaxo de Arruda Freire, G. (2022). MONITORAMENTO E ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDATIL. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 1051. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85807

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica