A ÉTICA DO BEM-ESTAR ANIMAL E DA EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA PRESENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Catarina Moreira Calista
  • Jose Gerardo Vasconcelos

Resumo

O presente resumo, resultado de pesquisa qualitativa realizada durante a pandemia de Covid-19, tem como objetivo investigar e discutir acerca do desenvolvimento da ética do bem-estar animal e da educação humanitária entre estudantes e entre servidores da Universidade Federal do Ceará a partir da presença de cães e de gatos nos campi. O apoio teórico para o alcance desse material foi delineado a partir das ideias do Peter Singer e do Espiritismo, doutrina de Allan Kardec, visando ao apoio e ao valor da vida dos animais, enriquecidas ainda com as ideias de Paulo Freire no que se referem ao ato de educar e de humanizar, que se complementam com a natureza social da formação do ser humano, explicada por Vygotsky. Após a análise da construção dos dados, obtidos por meio de observações que rondam o questionário realizado de forma virtual no Google Formulários e de transcrições das entrevistas efetuadas pelo Google Meet e pelo WhatsApp, é possível apontar, como principais resultados, a importância das existências de projetos sociais e o envolvimento de indivíduos no interior da universidade, embora seja nítida ainda a falta de conhecimento sobre a Educação Humanitária e a Ética Animal. Além disso, é perceptível a falta de compreensão em relação às diferenças entre animais universitários dos abandonados e ao amparo de outros com o bem-estar animal. Desse modo, é possível concluir a relevância de refletir a respeito das diversas práticas da educação, pois, com elas, a capacidade de interpretar os contextos sociais em que os sujeitos estão inseridos faz com que possam enxergar e pensar a realidade vivida, que, muitas vezes, é ignorada.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Moreira Calista, C., & Gerardo Vasconcelos, J. (2022). A ÉTICA DO BEM-ESTAR ANIMAL E DA EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA PRESENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1231. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85988

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial