DESCOMPLICANDO O ECONOMÊS

Autores

  • Jean Haendell Araujo Silveira
  • Emília Souza Marques França
  • Lívia Vitória Oliveira Rodrigues
  • Marcelo de Castro Callado

Resumo

A atividade “Descomplicando o Economês” possui como finalidade realizar discussões temáticas sobre atualidades no campo da ciência econômica, aliando-as às explicações didáticas e expositivas relacionadas aos assuntos tratados, procurando ajudar os estudantes (especialmente dos primeiros semestres) na compreensão de reportagens ou artigos que envolvam teorias econômicas vistas durante o curso. O objetivo da atividade é atrelar os conhecimentos adquiridos em sala de aula aos vistos cotidianamente nos meios midiáticos, procurando ajudar os estudantes (especialmente dos primeiros semestres) na compreensão de reportagens ou artigos que envolvam teorias econômicas vistas durante o curso. Assim, a atividade emprega-se como um estímulo para que os alunos entendam plena e cientificamente a realidade social e econômica que os rodeia, vendo que há de fato muita aplicabilidade do curso de Ciências Econômicas no dia a dia e que tal aplicação pode ser facilmente compreendida. A atividade, realizada no auditório Geraldo Nobre, da FEAAC, consistiu na apresentação de um texto sobre inflação para os alunos e, posteriormente, uma dinâmica de perguntas realizada entre eles. Com respeito a dinâmica com os alunos, a atividade obteve uma ótima avaliação, os alunos mostraram-se apoiadores da atividade e pediram que ela fosse realizada com mais constância. A respeito das avaliações: relevância do tema da atividade 9,25; a eficiência da didática 9,75; empenho e atenção dos bolsistas 10. Além disso, as publicações feitas em nossas redes sociais explicando termos econômicos, ao todo, obtiveram 1646 de alcance (contas que visualizaram a publicação) e 1914 impressões (quantidade de vezes que a publicação foi visualizada). A atividade “Descomplicando o economês” é relevante para os alunos que ingressam na faculdade, possibilitando o entendimento da aplicação do conhecimento ao cotidiano, observando através de notícias atuais os assuntos que são abordados em sala de aula.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Haendell Araujo Silveira, J., Souza Marques França, E., Vitória Oliveira Rodrigues, L., & Callado, M. de C. (2022). DESCOMPLICANDO O ECONOMÊS. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1305. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86063

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial