ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE CONEXÕES POLÍTICAS
Resumo
Governos e empresas podem se aproximar compulsoriamente ou voluntariamente. Toda uma herança acadêmica vem se moldando em torno da conexão público-privada, destacadamente quando é de interesse das companhias se associarem. Assim, as pesquisas tratam das motivações, vantagens obtidas, desvantagens ocorridas e de que forma a conexão se dá. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar a produção científica brasileira, veiculada em periódicos, a respeito das conexões políticas. A fim de executá-la, foi acessado o Portal de Periódicos da Capes para encontrar os artigos veiculados por periódicos nacionais que versam sobre conexões políticas, resultando em 147 ocorrências, após esses trabalhos no websoftware Rayyan restaram 21, pois foram eliminadas 31 duplicatas, 90 matérias fora do escopo e três trabalhos de revistas estrangeiras. A amostra final foi tabulada no Excel, possibilitando o desenvolvimento da bibliometria dos atributos dos artigos e da revisão sistemática, esta última após a leitura dos mesmos. Os achados apontaram que a temática tem boa aceitação nas revistas de maior prestígio e que o interesse nela vem aumentando, além de que há concentração da produção em alguns autores e a abordagem é predominantemente quantitativa. A revisão sistemática indicou que os estudos quantitativos preponderam entre os trabalhos mais recentes, com a variável mais recorrente para conexão política a de doações a campanhas políticas, em um resultado preliminar. Posteriormente, outras opções de aproximar a proxy, e se tornar mais útil ao STF, que tem declarado inconstitucional doações às campanhas eleitorais feitas pelas pessoas jurídicas.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Nobre Sobrinho, T., Ivander Amado Borges Alves, F., & Lucas Souza, J. (2022). ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE CONEXÕES POLÍTICAS. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1323. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86081
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.