RELEVÂNCIA DO ESTUDO DA METAFILOSOFIA
Resumo
Metafilosofia é a área que coloca a própria Filosofia como objeto da reflexão filosófica. Ela é altamente relevante para o desenvolvimento do conhecimento e do pensamento filosófico, afinal, diz respeito sobre suas questões mais fundamentais, como método, natureza e valor da Filosofia. É justamente essa área que tomamos como temática do grupo de estudo que organizamos. Nosso objetivo aqui é relatar as experiências e dinâmicas que ocorreram no período de 2022.1 e que ocorrem em 2022.2 no grupo de estudos em Metafilosofia. Para isso utilizaremos do conhecimento adquirido a partir da presença e do envolvimento no grupo e da bibliografia relacionadas ao tema, como Overgaard (2013). As reuniões foram realizadas uma vez por semana, com uma média de 10 pessoas por reunião e com estudantes de semestres iniciais e finais. No primeiro semestre realizamos apresentações sobre diferentes concepções metafilosóficas, sendo a maioria delas elaboradas por um participante diferente e com afinidades com o conteúdo, e depois debatíamos sobre o que foi exposto. O segundo semestre, que está ocorrendo no presente momento, devido recomendações dos alunos, está possuindo um tom menos expositivo e mais dialógico. Os membros do grupo indicaram ter pouco ou nenhum conhecimento prévio sobre o tema estudado (mesmo aqueles que estão em semestres mais avançados) e que o grupo se destacava devido contrastar com outros ambientes do curso de Filosofia que são marcados por pouca possibilidade de debate e pouca diversidade teórica. Podemos concluir a partir da exposição que o grupo de Metafilosofia conseguiu construir um espaço participativo para que seus membros ampliassem e diversificassem seus conhecimentos de forma coletiva e dialética. Além de introduzir os participantes em um assunto de suma importância e de pouca visibilidade, beneficiando tanto alunos de semestres iniciais, quanto de semestres mais avançados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.