(SOBRE)VIVER: DIALOGANDO SOBRE IDENTIDADE E DIFERENÇA EM VIVÊNCIAS LGBTQIA+
Resumo
Este trabalho decorre de um relato de experiência acerca das atividades do projeto “(Sobre)Viver: Dialogando sobre identidade e diferença em vivências LGBTQIA+”, do Eixo de Diversidade e Sexualidade, que é vinculado ao Programa de Educação Tutorial do Departamento de Psicologia (PET PSICOLOGIA). Em vista à lacuna existente na grade curricular do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará acerca de discussões e de espaços de acolhimento à comunidade LGBTQIAP+, assim como a escassez de serviços voltados a essa população na sociedade em geral, o projeto surge dessa demanda social de construção comunitária. O método proposto para o relato de experiência parte da descrição das atividades elaboradas que ocorreram de maio a julho de 2022, mediante a metodologia de dispositivo-grupo com a discussão de temas caros à comunidade, sendo realizadas conjuntamente a outras instituições parceiras, a exemplo do Centro Estadual de Referência LGBT Thina Rodrigues e da escola profissionalizante SENAI. Observou-se a potencialidade de afirmar as aprendizagens e a importância dessas discussões dentro e fora da universidade - como nos encontros "Quais são os corpos LGBTQIA+? Pensando pluralidades" e "Pensando para fora da heteronormatividade e da aceitação familiar"- relatando as dificuldades do projeto em produzir espaços externos ao ambiente acadêmico para a problematização, construção de conhecimentos e produção de vínculos interpessoais à comunidade e, a partir dessas questões, criar pontes para a disseminação de mais dispositivos de resistência e de cuidado ao grupo LGBTQIAP+.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Gaspar, A. de C., Araújo da Silva, L., Studart Mendes Cavalcante, M., Fidelis Fernandes de Almeida, J., Maria Lobo de Queiroz Pinheiro, A., & Rosa Elias, L. (2022). (SOBRE)VIVER: DIALOGANDO SOBRE IDENTIDADE E DIFERENÇA EM VIVÊNCIAS LGBTQIA+. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1438. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86198
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.