PROJETO AGRUPA COMO MEIO DE FORMAÇÃO E ACOLHIMENTO NO AMBIENTE ACADÊMICO
Resumo
O projeto AGRUPA é vinculado ao Laboratório de Relações Interpessoais do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. O AGRUPA tem como foco propiciar espaços de vínculo e formação para os alunos, a fim de evitar evasão universitária. No primeiro semestre de 2022, o projeto ofertou três grupos para a comunidade acadêmica: Grupo de RPG de mesa, Grupo de Teatro e Grupo de Estudos em Vínculo e Parentalidade. O presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca do Grupo de Estudos em Vínculo e Parentalidade. O grupo possuiu carga teórica e foi ofertado para alunos de Psicologia. Os encontros foram realizados de forma online na plataforma de reunião Google Meet. Outras tecnologias, como Google Drive e WhatsApp, foram utilizadas para potencializar a comunicação entre os participantes. Ao todo, ocorreram oito encontros de exposição de conteúdos relacionados a diversas teorias de formação de vínculos entre crianças e seus cuidadores. Após a exposição do conteúdo, era feita uma roda de conversa sobre o tema, em que os participantes tinham a oportunidade de tirar dúvidas e de relatar como foi a experiência de estudá-lo. Participaram assiduamente das reuniões cerca de 25 estudantes. Após o encerramento do grupo, foi disponibilizado um formulário para os participantes relatarem suas considerações e experiências acerca dos encontros. O formulário possuía as seguintes questões: “Defina com uma palavra a sua experiência ou aprendizado” e “Como você avalia o aproveitamento do grupo?”. 17 estudantes responderam aos questionamentos. As palavras mais citadas foram “enriquecedor” e “potente” e a maioria dos participantes (82,4%) considerou seu aproveitamento excelente. Em conclusão, o projeto cumpriu a sua função de integrar e contribuir para a formação dos participantes, uma vez que permitiu a troca de experiências, a formação de vínculos e a aquisição de conhecimentos de interesse mútuo com elevada taxa de aproveitamento.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Cysne Moura, N., Mota Teixeira, L., & Mendonca Cavalcante, C. (2022). PROJETO AGRUPA COMO MEIO DE FORMAÇÃO E ACOLHIMENTO NO AMBIENTE ACADÊMICO. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1584. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86346
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.