RELATO SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA ENTREVISTAS SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O CONTATO.
Resumo
INTRODUÇÃO: O Projeto de Acompanhamento do desempenho acadêmico dos alunos do curso de farmácia propõe apoiar os alunos ingressantes nos semestres de 2019.1 a 2021.2 para possibilitar um ambiente acadêmico mais acolhedor, onde as dificuldades encontradas nas disciplinas e os problemas sócio-familiares não sejam impedimento para a permanência e conclusão do curso. São selecionados discentes que apresentam altas taxas de reprovações, com o fito de investigar quais os fatores limitantes e acompanhá-los. OBJETIVO: Relatar as estratégias utilizadas para selecionar e contatar os alunos que apresentam dificuldades no curso de Farmácia. METODOLOGIA: O programa teve início em abril de 2022, como público-alvo alunos ingressantes em 2019, 2020 e 2021. Para a seleção foi realizada uma busca nas listas “discentes que ingressaram em determinado semestre”, “relatório de insucessos de alunos” e “relatório de alunos pelo seu tipo de saída, seja ela temporária ou não”, utilizando a plataforma SIGAA. Para o contato, optou-se por uma primeira mensagem via WhatsApp® solicitando a participação do aluno e marcar entrevista via ligação. RESULTADOS: A partir das listas citadas foram selecionados discentes com matrícula ativa e discentes se evadiram do curso, discentes com maior frequência nas listas de insucessos. Nas entrevistas espera-se entender quais os principais problemas encontrados no curso, se há interferentes externos, e estabelecer estratégias para sanar tais dificuldades. Quanto ao contato, alguns alunos não utilizavam mais o mesmo número disponibilizado no SIGAA, outros, mesmo aceitando participar da entrevista, não deram retorno do melhor dia e horário para realizá-la. CONCLUSÃO: Supondo a dificuldade em disciplinas ser provável causa do baixo desempenho acadêmico, evidenciou-se a necessidade de selecionar mais alunos para as entrevistas, visto o insucesso dos primeiros contatos e há necessidade de compreender o contexto dos alunos para a efetivação do programa de permanência.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Carla Carvalho, V., & Castelo Branco Coelho, Z. (2022). RELATO SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA ENTREVISTAS SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O CONTATO. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1593. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86356
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.