RELATO SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA ENTREVISTAS SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O CONTATO.

Autores

  • Vitoria Carla Carvalho
  • Zirlane Castelo Branco Coelho

Resumo

INTRODUÇÃO: O Projeto de Acompanhamento do desempenho acadêmico dos alunos do curso de farmácia propõe apoiar os alunos ingressantes nos semestres de 2019.1 a 2021.2 para possibilitar um ambiente acadêmico mais acolhedor, onde as dificuldades encontradas nas disciplinas e os problemas sócio-familiares não sejam impedimento para a permanência e conclusão do curso. São selecionados discentes que apresentam altas taxas de reprovações, com o fito de investigar quais os fatores limitantes e acompanhá-los. OBJETIVO: Relatar as estratégias utilizadas para selecionar e contatar os alunos que apresentam dificuldades no curso de Farmácia. METODOLOGIA: O programa teve início em abril de 2022, como público-alvo alunos ingressantes em 2019, 2020 e 2021. Para a seleção foi realizada uma busca nas listas “discentes que ingressaram em determinado semestre”, “relatório de insucessos de alunos” e “relatório de alunos pelo seu tipo de saída, seja ela temporária ou não”, utilizando a plataforma SIGAA. Para o contato, optou-se por uma primeira mensagem via WhatsApp® solicitando a participação do aluno e marcar entrevista via ligação. RESULTADOS: A partir das listas citadas foram selecionados discentes com matrícula ativa e discentes se evadiram do curso, discentes com maior frequência nas listas de insucessos. Nas entrevistas espera-se entender quais os principais problemas encontrados no curso, se há interferentes externos, e estabelecer estratégias para sanar tais dificuldades. Quanto ao contato, alguns alunos não utilizavam mais o mesmo número disponibilizado no SIGAA, outros, mesmo aceitando participar da entrevista, não deram retorno do melhor dia e horário para realizá-la. CONCLUSÃO: Supondo a dificuldade em disciplinas ser provável causa do baixo desempenho acadêmico, evidenciou-se a necessidade de selecionar mais alunos para as entrevistas, visto o insucesso dos primeiros contatos e há necessidade de compreender o contexto dos alunos para a efetivação do programa de permanência.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Carla Carvalho, V., & Castelo Branco Coelho, Z. (2022). RELATO SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA ENTREVISTAS SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O CONTATO. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1593. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86356

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação