UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE INCLUSÃO ACADÊMICA
Resumo
O projeto de Inclusão Academia (#INCLUDE) visa auxiliar no combate e evasão dos alunos dos cursos de graduação tecnológicas do Campus da UFC em Itapajé. Dentre as atividades realizadas pelo projeto, destaca-se a montagem de grupos de estudo para a execução de dinâmicas e encontros para fomentar uma maior participação dos alunos em seus cursos. Dado a importância de atividades que visam o combate à evasão, este estudo visa descrever a experiência da bolsista durante a aplicação do projeto #INCLUDE, nos semestres 2022.1 e 2022.2. As atividades do projeto incluem a realização de encontros semanais (presencial) e encontros diários (remoto) com os alunos. Nesses encontros, foi observada uma interação direta entre alunos e bolsista para solucionar problemas, problemas estes que não se limitam apenas ao campo acadêmico, mas também do cotidiano, no qual muitas vezes acaba influenciando o afastamento destes discentes. Estes problemas externos são tratados somente após a abertura do aluno, ocorrendo muitas vezes durante as dinâmicas, na qual o aluno se sente à vontade para compartilhar o que tem passado. Já no meio acadêmico, foram aplicadas estratégias de estudo cooperativo para a realização de atividades propostas pelos professores. Tais estratégias também foram aplicadas para o estudo das disciplinas, onde foi observado as dificuldades existentes em cada matéria, e para o ajuste dos acompanhamentos. Dentre os resultados já obtidos, pode-se destacar a evolução dos alunos em diversos aspectos, tais como, sensação de pertencimento, melhoria na comunicação, e formação de ciclos de amizades. Além disso, é notável os relatos obtidos de alunos que disseram que esperam ansiosamente o dia dos encontros. Neste sentido, já presenciamos alunos que choraram durante as dinâmicas pois se sentem acolhidos e refugiados ao participar do projeto. Isto é gratificante.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Goncalves Uchoa, P., Davi Oliveira Barbosa, J., Andrade Castro, T., & Goncalves Uchoa, A. (2022). UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE INCLUSÃO ACADÊMICA. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1607. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86370
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.