PLANTAS FANTÁSTICAS: OS SEGREDOS DAS ANGIOSPERMAS
Resumen
O Brasil conta com mais de 50.000 espécies de plantas descritas e catalogadas, sendo uma das maiores potências em diversidade vegetal. Apesar de haver um notório progresso no conhecimento botânico na academia, o ensino de botânica ainda sofre com entraves e lacunas que dificultam o processo de ensino-aprendizagem, tais como, desestímulo, dificuldade com os termos técnicos e a cegueira botânica. A utilização de livretos didáticos é um bom recurso, pois as informações se distribuem em tópicos, de forma sintética, e com auxílio de ilustrações, tornando o processo mais dinâmico e efetivo. Esse trabalho visa relatar a experiência no Estágio em Docência do PPGSIS. Durante o estágio, visando contribuir com a disciplina de Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas, do curso de Ciências Biológicas da UFC, no auxílio do conhecimento sobre o grupo das Angiospermas, houve a elaboração de um livreto didático (LD) sobre o Grupo Filogenético das Angiospermas (APG), conteúdo programático da disciplina. Para produção do LD, utilizou-se o aplicativo CanvaTM, abordou-se a morfologia e taxonomia dos principais grupos do APG que os discentes trabalham na disciplina: Grado Ana, Magnolídeas, Monocotiledôneas, Ceratophyllales, Eudicotiledôneas (basais, Rosídeas e Asterídeas). Em todas as seções, foram adicionadas informações sintéticas e sempre com ilustrações, retiradas do Google imagens, para melhor entendimento. Ao todo, o LD trata e/ou cita 22 ordens e 32 famílias de Angiospermas. Depois de finalizado, esse material didático foi enviado para a docente da disciplina, que, após analisar, disponibilizou-o para a turma. Ao final da disciplina, o estagiário ministrou uma aula/revisão sobre o tema, em que foi possível analisar como foi o contato dos estudantes com o material, suas dúvidas e contribuições. O livreto didático, além de auxiliar a turma no aprendizado do APG, facilitando um tema considerado complexo para muitos, ficará disponível no acervo da disciplina para futuras turmas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XIV Encontro de Docência no Ensino Superior
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.