A PRÁTICA DA MODALIDADE ESPORTIVA HANDEBOL RELACIONADA À REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E ANSIEDADE.
Resumo
Nos últimos anos, a ansiedade e distúrbios relacionados à problemas psicológicos têm sido bem mais presentes na sociedade, principalmente entre os jovens. Tal fato ocorre, na maioria das vezes, por elevados níveis de estresse, cobranças e pensamentos autocríticos. Porém, estudos recentes mostram que com a prática de atividades físicas, é possível reduzir os níveis de estresse e ansiedade, pois a prática de atividade física aumenta os níveis de dopamina e endorfina no organismo. Desse modo, faz-se necessário investigar se a prática da modalidade esportiva handebol também influencia na redução dos níveis de estresse e ansiedade. Para isso, foi realizado um formulário eletrônico com perguntas relacionadas à temática, e disponibilizado para os atletas praticantes de handebol masculino na UFC, na qual era avaliado em uma escala de 1 a 5 ( na qual 1 é pouca diferença e 5 é muita diferença) o quanto a prática da modalidade reduzia os níveis de estresse e ansiedade dos atletas. Grande parte respondeu que a prática da modalidade influenciava bastante na redução do estresse e ansiedade. Por fim, pode-se concluir que a prática da modalidade handebol reduz consideravelmente os níveis de estresse e ansiedade, principalmente por conta dos hormônios liberados devido a atividade física. Além disso, grande parte dos atletas também respondeu que quando não praticavam a modalidade durante um período de mais de 3 dias, se sentiam mais ansiosos e estressados.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Eduardo Mota Barbosa, C., & Lins de Souza, W. (2022). A PRÁTICA DA MODALIDADE ESPORTIVA HANDEBOL RELACIONADA À REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E ANSIEDADE. Encontros Universitários Da UFC, 7(13), 1662. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86425
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.