EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIA DE DADOS EM PROJETO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Resumo
O avanço da digitalização da sociedade proporcionou a produção de uma quantidade massiva de informação, possibilitando a ascensão de métodos, ferramentas e processos que utilizam o poder dos dados para dar suporte à tomada de decisão. Dentre as áreas que se beneficiam de dados na tomada de decisão, temos a gestão pública, como por exemplo, na melhoria da infraestrutura e urbanização das cidades. Este trabalho relata a experiência de um bolsista de Ciência de Dados do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat/UFC) no projeto BigDataFortaleza - Análise e Tomada de Decisão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável, desenvolvido no âmbito do Programa Cientista Chefe do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR). Com o objetivo de identificar os desafios e as oportunidades de aplicar técnicas de Big Data, Inteligência Artificial e Visualização de Dados para auxiliar as demandas da cidade de Fortaleza e dos seus habitantes, foram aplicadas metodologias difundidas na literatura, que tratam da abordagem de problemas por meio de dados. A metodologia Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM), prevê uma primeira abordagem descrita como Business Understanding, onde há o detalhamento dos requisitos do projeto, determinando os objetivos dele, que devem ser claros, atingíveis e mensuráveis. Neste contexto, foram realizadas duas oficinas com os gestores, que contribuíram para a compreensão sobre os principais problemas que norteiam a Primeira Infância, primeiro alvo do projeto. Por meio deste contato, foi possível obter uma visão ampla do problema, identificar a raiz e quais perguntas devem ser respondidas com dados, aprender sobre a atuação de diversos órgãos municipais e aplicar ao final conhecimentos teóricos adquiridos na Universidade em disciplinas como Probabilidade, Estatística e Inteligência Computacional Aplicada, apoiando a criação de soluções que irão impactar positivamente a vida de diversos cidadãos de Fortaleza.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.