O DIÁRIO DE BORDO COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO NO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO EM LIBRAS L2 - I
Resumo
O estágio observatório no período de formação acadêmica tem caráter fundamental para o processo de desenvolvimento da práxis docente de futuros professores. No curso de licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal do Ceará, o componente Estágio em Libras L2 - I consiste na observação de turmas de Libras como segunda língua (L2). Para auxiliar no registro de reflexões sobre as práticas de ensino experienciadas em sala de aula, o diário de bordo é um instrumento utilizado por alguns licenciandos. O presente estudo tem o objetivo de descrever as vivências e os conhecimentos adquiridos por um discente ouvinte estagiando no Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (CREAECE). Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência em que utilizou-se o diário de bordo do estagiário acadêmico do oitavo semestre da graduação em Letras-Libras (UFC) para descrever a influência positiva da participação observante nas aulas de Libras (L2). O período do estágio se deu entre os meses de maio e junho do ano de 2022 sob orientação de uma professora surda do curso de Letras-Libras (UFC). As visitas ao CREAECE foram intermediadas por uma coordenadora ouvinte e uma professora surda que ministrava aulas do módulo três do curso de Libras. As aulas aconteceram em uma sala com dezesseis alunos ouvintes, dentre eles jovens, adultos e idosos. Ao longo da observação das aulas, constataram-se alguns entraves na comunicação entre a professora surda e os estudantes ouvintes; percebeu-se também que a docente utilizou uma metodologia rígida advinda de uma didática tradicional; notou-se ainda uma prevalência do uso da língua oral entre os aprendentes. Conclui-se que os aprendizados e vivências teórico-práticas registrados no diário de bordo do estágio possibilitaram uma reflexão crítica sobre o fazer docente no desenvolvimento da práxis pedagógica e suas aplicações no ensino de Libras, impulsionando a construção da identidade profissional do discente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.