A PÁGINA DA MINHA TERRA - SUBJETIVIDADES E SOCIABILIDADES DO GRUPO DO FACEBOOK 'TAPUIO - FOTOS E HISTÓRIA '
Resumo
Análise netnográfica do grupo de uma localidade rural no Facebook, no tocante às interações e produções de sentido realizadas pelos os membros. O grupo existe há dez anos e é voltado ao cotidiano e raízes da comunidade de Tapuio, em Tabuleiro do Norte/Ce. O público, formado atualmente por 1520 pessoas, é composto por habitantes do lugar e pessoas que possuem alguma ligação com o mesmo e moram fora. A pesquisa será realizada através de entrevistas em profundidade e questionários quantitativos. Objetiva-se compreender melhor as motivações que norteiam a participação dos sujeitos e o consumo que eles fazem do material compartilhado. Espera-se contribuir para o entendimento do uso das redes sociais no fortalecimento da identidade dos pequenos lugares, em especial os rurais. Serão revisadas bibliografias sobre globalização, identidade social, comunicações virtuais e convivência com o ambiente rural, através de autores como Milton Santos, Stuart Hall e Raquel Recupero, entre outros. O autor da pesquisa é co-moderador do grupo pesquisado, o que assegura total imersão com o objeto de estudo. Para também se imergir a orientadora do trabalho foi incluída como participante no grupo, a partir do segundo ano do trabalho, que é realizado em nível de mestrado. O autor também realiza atividade de voluntariado e mobilização comunitário no ambiente ao qual o grupo é dedicado, estando em constante contato presencial coma localidade e seus habitantes.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
A PÁGINA DA MINHA TERRA - SUBJETIVIDADES E SOCIABILIDADES DO GRUPO DO FACEBOOK ’TAPUIO - FOTOS E HISTÓRIA ’. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1820. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86588