DESENVOLVIMENTO DE CHATBOTS UTILIZANDO REDES NEURAIS
Resumo
ChatBots estão ficando cada vez mais famosos ao redor do mundo pelo fato de os usuários de alguma aplicação conseguirem dialogar com esses programas, pois, como o próprio nome indica, eles são "robôs que conversam", o que permite que os ambientes se tornem ainda mais divertidos, dinâmicos e informativos. Desse modo, o grupo de Robótica, Automação, Inteligência Artificial e Tecnologia (RAITec) desenvolveu um Chatbot para o Discord, plataforma muito usada para reuniões e conversas, visando uma maior interação dos membros e uma conexão entre diversas áreas, tais como a Inteligência Artificial, por meio da criação de uma Rede Neural Artificial, e a elaboração de Bots utilizando a API do Discord. Nesse sentido, o projeto foi desenvolvido tendo Python como linguagem de programação. Inicialmente, fez-se um vetor com classes (tags), as quais possuem frases padrões que a Rede Neural do ChatBot deveria utilizar como base para interpretação (patterns) e variadas respostas automáticas uma vez que que se conhece a classe da frase interpretada (responses). Posteriormente, um código de treinamento da Rede Neural foi elaborado, o qual transforma todos os patterns em dados binários e os atribui às suas respectivas tags e, após várias iterações, treina o ChatBot por meio de uma Rede Neural do modelo Sequencial utilizando-se a biblioteca Tensorflow e Keras, que funciona como uma API de Machine Learning. Desse modo, depois de desenvolver um programa para que a aplicação dê uma resposta, elaborou-se um último código para criar um Bot para o Discord, por intermédio da sua API, que seja capaz de usar a Rede Neural do ChatBot, finalizando assim o projeto. Portanto, além de o desenvolvimento dessa aplicação ser extremamente proveitosa pelo entendimento dessas áreas do conhecimento tecnológico, ela interage de forma lúdica e informativa, uma vez que está funcionado no canal do RAITec no Discord, no qual os membros são capazes de dialogar com o ChatBot.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.