ESCOLA PILOTO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO
Resumo
Diante da quantidade de conhecimentos multidisciplinares intrínseca à graduação, não é possível abranger integralmente todos os temas desejados até o fim da mesma. Diante isso, a Escola Piloto de Engenharia de Petróleo (EPEP) atua como um meio transformador, pois permite a difusão de conhecimentos específicos de maneira eficiente. O seu objetivo principal é auxiliar a formação dos alunos através de cursos que contemplem temas ausentes na graduação. A EPEP contribui para que o curso de Engenharia de Petróleo se mantenha atualizado diante as demandas feitas pelo mercado de trabalho e indústria. O tema selecionado foi Método Analítico a partir da Análise de Fluxo Fracionário aplicado à Injeção de Polímeros. Em sequência, foram realizados encontros entre os bolsistas e o orientador com a finalidade de discutir, planejar e construir o corpo do projeto. Nessa fase, estudos foram realizados a partir de publicações na literatura, principalmente a bibliografia Engenharia de Reservatórios de Petróleo (2006) de Adalberto Rosa et al. e a dissertação de mestrado Recuperação de Óleo por Injeção de Polímeros – Abordagens Experimental, Analítica e Numérica em Pequena Escala (2014) de Vinicius de Souza Rios. Além disso, foi utilizado a ferramenta de programação Python para a realização de processos solicitados pelo tema. Como resultado, a primeira apresentação foi positiva, onde o minicurso teve a presença de vinte e dois participantes e concomitante a isso, os bolsistas apresentaram uma boa didática e organização de ideias durante a exposição. A segunda parte contou com uma dinâmica para exercitar o conteúdo com os participantes e apresentação da ferramenta Python. Ademais, a EPEP apresentou o minicurso para empresas e outras instituições de ensino. Portanto, é perceptível o impacto positivo da Escola Piloto de Engenharia de Petróleo para com a comunidade acadêmica, onde o projeto de extensão torna-se um importante difusor de conhecimentos e auxiliador na formação dos discentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.