JOGOS COOPERATIVOS: COMO FERRAMENTA DE ENGAJAMENTO EM ATIVIDADES LÚDICAS
Resumo
O referido trabalho tem como proposta relatar nossas experiências lúdicas vividas como bolsista no LABRINJO – Laboratório de Brinquedos e Jogos com artefatos lúdicos: cardgames, boardgames e atividades motrizes cooperativas. O jogo cooperativo tem como uma das principais características a interdependência positiva e a meta coletiva comum. Isto posto, todos estão juntos tanto na vitória como na derrota, se o êxito é obtido é mérito de todos, se o resultado não é positivo, a responsabilidade é coletiva, logo, todos os jogadores são necessários e importantes. O jogo cooperativo é uma alternativa nova e desafiante ao discurso tradicional das práticas vivenciadas nas aulas de educação física das escolas públicas e privadas, seja no contexto formal e informal. Diferente do jogo competitivo, o jogo cooperativo usa um sistema de não-competição oferecendo assim, uma oportunidade para o diálogo construtivo. O jogo cooperativo premia as respostas criativas aos argumentos de outros em vez da oposição a eles. Ao contrário ao pensamento tradicional, o jogo cooperativo muda da oposição para cooperação. O objetivo dos participantes é trabalhar juntos, planejar e construir opções inovadoras e criativas para resolver coletivamente os problemas e os conflitos existentes em uma situação lúdica. O relato aqui apresentado não tem a pretensão de apontar qual a metodologia ludiforme mais ou menos correta, apenas registrar nossas observações e argumentações como uma ferramenta para aumentar o engajamento dos jogadores no âmbito pessoal e coletivo, usando atividades lúdicas cooperativas. O jogo cooperativo é essencial para formação profissional, mas também, para a vida, é uma maneira de enxergar e lidar com as adversidades de forma mais leve, criativa, inclusiva e plural, pois é um conteúdo lúdico que promove o exercício da cidadania, da interação, da aprendizagem e auxilia na construção de uma cultura da paz.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.