AS CONCEPÇÕES MODERNAS DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE NA ESTRUTURA DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO CEARÁ

Autores

  • Alisson Igor Peixoto Souto
  • Ana Lídia de Sousa Silva
  • Angélica Rodrigues Macário Silva
  • Isaías Alves do Nascimento Filho
  • Auriany de Oliveira Nascimento
  • Augusto Cezar de Aquino Cabral

Resumo

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará – DETRAN-CE - é uma autarquia estatal de extrema necessidade para o controle da harmonia social no trânsito e, partindo das teorias modernas, viabiliza-se o encontro de características marcantes das concepções modernas da administração nessa organização. Atrelada a essa apreciação, essa pesquisa tem por finalidade basilar analisar a estrutura organizacional do DETRAN-CE à luz das concepções modernas da teoria geral da administração, apresentando como como pontos centrais as teorias estruturalista, comportamental, sistêmica e contingencial. Essa pesquisa é uma pesquisa qualitativa, com a presença de entrevistas e questionários, e tem caráter documental, investigativo e descritivo. O estudo contou com a realização de 3 entrevistas com gestores do DETRAN-CE e a análise com estatística descritiva de resposta de alguns colaboradores do órgão, no caso 12 pessoas. Dentro da pesquisa, foi constatado a presença de uma estrutura hierárquica de poder, com a existência de conflitos invitáveis, e a sutil existência de fatores motivacionais na dinâmica organizacional. No que tange o controle e a apreciação do material humano, foi analisado a conformidade em sua escassez e o suprimento, unido e exclusivamente, dos fatores físicos. No órgão, foi observado a existência de relação entre sistemas, dentro e fora da organização, e de entradas e saídas que estão presentes nas concepções modernas da administração. Em relação a dinamicidade na estrutura e a adequação aos fatores externos, foi possível perceber sua estrutura parcialmente engessada e a sua tendência recente de leve modernização, como ocorrido na pandemia do covid-19 e em pesquisas de campo realizadas.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência