METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MODELO HÍBRIDO DE EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA INTEGRATIVA

Autores

  • Maria Jaine Alves Dantas Sampaio
  • Renatta Kelly Mendes Bezerra
  • Mateus Andrade da Rocha Farias
  • Clelia Maria Nolasco Lopes

Resumo

Cada vez mais o mercado de trabalho exige do profissional da saúde, além de sua qualificação, um perfil de atuação crítico, humanizado, autônomo e ativo diante da diversidade de situações das situações cotidianas no exercício da Odontologia. Diante disso, a formação profissional baseada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA) tem sido relacionadas ao perfil desejável e seu potencial em contribuir com estudantes protagonistas na edificação do seu conhecimento. Baseado nesses preceitos, o projeto de “Monitoria Integrativa ano 7 - Saberes, práticas e tecnologias inovadoras, no trabalho colaborativo de ensinar aprender: consolidando resultados de processo-produto” buscou desenvolver o pensamento crítico dos discentes matriculados na disciplina de Saúde Bucal na Sociedade dos semestres 2022.1 e 2022.2 diante de situações problemas. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência vivenciada neste cenário de formação. Um grupo de monitores trabalhou na realização das atividades desta disciplina com coordenação docente, em conformidade com metodologias ativas, atuando como facilitadores de grupos tutoriais. Os resultados permitiram destacar em atividades reflexivas, o estudo de problemáticas e construção de possibilidades de solucioná-las. Assim, por intermédio das atividades da “Vivência Individual” e da “Construção da matriz bibliográfica” no módulo “Saúde e Sociedade”, os acadêmicos problematizam recortes da realidade (fotografias) e buscavam embasamento bibliográfico para situação-problema, respectivamente. Desse modo, nos processos avaliativos, a monitoria integrativa foi caracterizada como uma atividade com participação ativa processo de aprendizagem e construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência