METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MODELO HÍBRIDO DE EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA INTEGRATIVA
Resumo
Cada vez mais o mercado de trabalho exige do profissional da saúde, além de sua qualificação, um perfil de atuação crítico, humanizado, autônomo e ativo diante da diversidade de situações das situações cotidianas no exercício da Odontologia. Diante disso, a formação profissional baseada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA) tem sido relacionadas ao perfil desejável e seu potencial em contribuir com estudantes protagonistas na edificação do seu conhecimento. Baseado nesses preceitos, o projeto de “Monitoria Integrativa ano 7 - Saberes, práticas e tecnologias inovadoras, no trabalho colaborativo de ensinar aprender: consolidando resultados de processo-produto” buscou desenvolver o pensamento crítico dos discentes matriculados na disciplina de Saúde Bucal na Sociedade dos semestres 2022.1 e 2022.2 diante de situações problemas. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência vivenciada neste cenário de formação. Um grupo de monitores trabalhou na realização das atividades desta disciplina com coordenação docente, em conformidade com metodologias ativas, atuando como facilitadores de grupos tutoriais. Os resultados permitiram destacar em atividades reflexivas, o estudo de problemáticas e construção de possibilidades de solucioná-las. Assim, por intermédio das atividades da “Vivência Individual” e da “Construção da matriz bibliográfica” no módulo “Saúde e Sociedade”, os acadêmicos problematizam recortes da realidade (fotografias) e buscavam embasamento bibliográfico para situação-problema, respectivamente. Desse modo, nos processos avaliativos, a monitoria integrativa foi caracterizada como uma atividade com participação ativa processo de aprendizagem e construção do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.