MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DE LEUCÓCITOS
Resumo
Os leucócitos são elementos sanguíneos responsáveis pela defesa do corpo humano e estão presentes na parte sólida do sangue, juntamente com eritrócitos e plaquetas. Eles podem ser divididos em duas grandes categorias: granulócitos, que possuem grânulos citoplasmáticos, e agranulócitos, que não os possuem. Os granulócitos são facilmente reconhecíveis durante a visualização em microscópio óptico, tanto pela presença característica dos grânulos, quanto pela morfologia nuclear destes, com seus núcleos tendo deformações ou lóbulos. Neste grupo estão inclusos neutrófilos, basófilos e eosinófilos, nomeados de acordo com sua afinidade química. Já os agranulócitos não possuem grânulos nem grandes deformações nucleares. Os integrantes deste grupo, linfócitos e monócitos, possuem núcleos circulares e reniformes, respectivamente. Dessa forma, afim de otimizar a compreensão do conteúdo e a identificação desses tipos celulares por microscopia óptica pelos alunos, o presente projeto objetivou o desenvolvimento de modelos didáticos tridimensionais de leucócitos. Foi utilizada uma abordagem artística, na qual foram confeccionados modelos a partir de esferas de isopor, pintados com tinta acrílica, representando a estrutura interna de cada tipo de leucócito. Com massa de biscuit foram moldados os núcleos e, em menor tamanho, os grânulos dos granulócitos. A utilização dos modelos como estratégia para auxiliar a identificação de leucócitos será avaliada por meio de uma atividade com os alunos no laboratório, após a visualização dos modelos e das estruturas por microscopia óptica, assim como por meio da aplicação de um formulário com questões abordando a efetividade do método empregado e à qualidade do aprendizado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.