MONITORIA DAS DISCIPLINAS DE INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA COM O USO DO SOFTWARE R

Autores

  • Lucas Filipe Sousa de Andrades
  • Débora Vaz Costa
  • Maria Jacqueline Batista

Resumo

A Estatística é uma ciência importante para as diversas áreas do conhecimento, pois sua linha de atuação é bastante diversificada, como por exemplo, nas áreas da saúde, esportes, política, entre outras. Sendo um conhecimento de colaboração para a atualidade, a Estatística envolve análise descritiva, probabilística, inferencial e principalmente modelagem, de um conjunto de dados e tem por finalidade aferir e interpretar esses dados gerando informações e conclusões efetivas a depender da área de aplicação. Nesse sentido, percebe-se o motivo de vários cursos da Universidade Federal do Ceará ofertarem disciplinas de Introdução à Estatística, para que os discentes tenham um contato mais próximo desse conhecimento. Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento dessas disciplinas um Projeto de Monitoria foi realizado para ajudar os discentes na fixação do conteúdo passado em sala de aula por meio de miniaulas, tira dúvidas, resolução de exercícios e principalmente na utilização do software R (de livre acesso) para fins práticos de análise de dados. Nesse contexto, discentes dos cursos de Biologia, Biotecnologia, Matemática Industrial, Computação, etc., tiveram a oportunidade de concretizar os conteúdos vistos em aula, manuseando o programa computacional R tanto para resolução de exercícios teóricos, como uso de análise de dados (atividades práticas). Sendo assim, os discentes que participaram desse projeto tiveram uma experiência considerável com a Estatística e puderam relacionar com a área em que estão cursando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência