MONITORIA DE REUMATOLOGIA: O ENSINO DO EXAME FÍSICO OSTEOARTICULAR DA COLUNA LOMBAR E DO MEMBRO INFERIOR EM CENÁRIOS CLÍNICOS DE PACIENTES COM DOENÇAS MUSCULOESQUELÉTICAS.
Resumo
INTRODUÇÃO: O ensino de reumatologia perpassa pela aplicação do exame físico osteoarticular (OA), de modo que o conhecimento da semiologia desse sistema é fundamental para a investigação diagnóstica e abordagem sindrômica das principais enfermidades reumatológicas. Em contrapartida, há estudos que mostram certo despreparo dos médicos generalistas em realizar e interpretar o exame físico OA, evidenciando uma crescente preocupação em melhorar a formação dos estudantes de medicina no tocante a essas habilidades. OBJETIVO: Relatar a experiência da Monitoria de Reumatologia ministrada para os alunos do sétimo período da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará campus Fortaleza, destacando os êxitos e os desafios encontrados no período letivo 2022.1/2022.2. MÉTODOS: A Monitoria de Reumatologia consiste na aplicação de aulas teórico-práticas, complementares às aulas dos docentes da disciplina, baseadas em casos clínicos de pacientes com doenças reumatológicas, nas quais são discutidos temas como raciocínio clínico, abordagem sindrômica e exame físico OA. RESULTADOS: Observou-se o entusiasmo dos alunos com as atividades, suponho que por ser uma oportunidade de treinar habilidades práticas sem o medo de errar na presença do professor ou do paciente, apesar disso houve uma parcela que não desejou participar da prática do exame OA. Ademais, percebi certa dificuldade dos discentes em resgatar conhecimentos prévios de anatomia e semiologia. DISCUSSÃO: Essa vivência foi ao encontro de evidências da literatura de que o ensino de doenças musculoesqueléticas e o exame físico OA apresenta dificuldades, provavelmente pelo pouco contato dos alunos com o tema durante a graduação, apesar das demandas musculoesqueléticas frequentes na prática médica. CONCLUSÃO: A Monitoria de Reumatologia contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional, de modo que também acredito ter contribuído para o raciocínio clínico e o conhecimento do exame físico OA dos discentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.